Bolinho de arroz

     Domingo de manhã, a casa estava tranquila. Tinha praia, tinha missa, tinha descanso, tinha visita.... Um dia para receber e viver.  

    Cada um no seu canto, pensando em viver o ócio, após   uma semana de trabalho.

     Minha mãe seguia um ritual. Ela esperava que estavam todos entretidos com alguma coisa e ia para cozinha fazer algo  para o aperitivo, tudo sempre muito bom. Mas..., tinha o dia do "bolinho de arroz". 


       E aí, num repente a movimentação começava, cada um chegava tentando roubar o quitute mais precioso.  Quantas vezes queimei a língua, Realmente, não dava para esperar. Lembro, que minha tia afirmava que era feito com arroz novo, não podia ser sobra. Era tão bom!

     E ela ficava brava, tentava driblar todo mundo. Como numa  disputa de bola, gingava o corpo tentando escapar das investidas do adversário. E dizia: "dá para esperar? Está quente... vocês vão se queimar. Se eu soubesse, nem tinha feito almoço...". E, percebendo que não iria conseguir vencer, vinha com a frase fatal: "deixa alguns para a Helena, ela vem mais tarde, e  ela gosta".

      Hoje me deu uma absurda vontade de comer bolinho de arroz. Mas não qualquer um, eu queria aquele especial que me minha mãe fazia. 

      Sem muito alarde, enfrentei o desafio. Segui todos os passos cuidadosamente. Até pesquisei na internet, quem sabe o "tio google" ofereça a resposta. Tentei...pensei em cada detalhe. Completei a tarefa e aí... a frustração.  Era apenas mais um bolinho de arroz. Igual a qualquer um.

       Não tinha o ato sagrado da receitinha simples, de uma dona de casa comum e que sabia nos encantar.  

         Faltou a algazarra na cozinha. Faltou o amor no tempero, Faltou a frigideira velha...  E sobrou uma absurda saudade...



Comentários

  1. COmbiaremos um com couve e calabresa,

    ResponderExcluir
  2. As más troca, o sabor muda mas a memória...essa? para sempre.

    ResponderExcluir
  3. mesmo não sendo igual o da sua mãe, qualquer hora dessas vou fazer bolinho de arroz e levar pra você! bjos

    ResponderExcluir
  4. Ah! eu sei que meu bolinho não é igual o dela mas qualquer hora dessas vou bater na sua porta e te levar uma porção de bolinho de arroz para você viajar no tempo! bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Compartilhar/ Curtir

Nossa! Daqui a pouco é Natal

Re(A)cordar