Quebra-cabeça


       Movida por uma curiosidade incontrolável resolvi desafiar minha inteligência montando um quebra-cabeça. Tinha 140 peças e qualquer pessoa resolveria o problema facilmente.
       Fui juntando as figuras e aos poucos, sem mistério algum estava pronto, ou melhor, quase pronto. Fico faltando uma mísera peça que provavelmente se perdeu na loja onde foi comprado.
       Depois de realizado o simples desafio eu queria mais. Fui a um grande supermercado e comprei outro quebra-cabeça com  mil peças. 0 custo era alto. Não resisti. Paguei para ver.
       Eu, que nunca fui paciente parti para a luta. Em primeiro lugar juntei as peças que tinham o lado reto, para dessa maneira formar o contorno da obra. Encarei a tarefa com garra e determinação.
      Na foto da caixa a paisagem era muito bonita e extremamente difícil. As cores se misturavam, multo azul e muito verde. Tudo bem complicado. 0 quadro media quase um   metro. Fiquei assustada e questionei minha paciência, mas mesmo assim não me dei por vencida e continuei juntando pedaços.
          Encaixa aqui. Desmonta ali. Peças no chão. Recolho. Não pode faltar nenhuma. Num impulso tento um encaixe, mas o inventor dessa maravilha não permite "forçadas de barra”.
      De repente, no auge da concentração, toca o telefone. É o meu amor, penso esperançosa. Não! Não era. A voz do outro lado era alguém muito amigo tentando me vender algo importante. .
         Volto para o meu quarto e penso naquele que amo. São tantos mistérios, tantas coisas que não conheço. Tudo é uma "longa estória" que não dá para explicar e nem entender.
     Parece fácil vendo o desenho da caixa. Entro no sonho colorido que me é apresentado. Reparo bem. São duas montanhas, um lago... Nossa! uma casinha ao fundo. Um bom lugar para uma lua de mel. Ele me levanta em seus braços, sem preocupações e me beija com ardor. Me arrepio.
      
Consegui montar o céu. As nuvens, com seus desenhos de algodão, davam a exata sensação de tranqüilidade que eu buscava. O infinito parecia ser só meu. Deu muito trabalho, mas já está pronta a parte azul.
         Azul! Certamente ele é uma pessoa azul.
     Desenvolvendo o raciocínio e habilidade, lá vou eu. Ah! Essa não. Tanto o lado esquerdo quanto o direito são montanhas do mesmo tom. E muitas flores do campo amarelas por todos os lugares. Não. Assim não dá. Como vou encontrar a peça certa?
       Não sei se ligo ou não para o meu amor. Estou ardendo de saudades, mas sua vida está tão complicada. Não admito fazer cobranças. Afinal, amor não se cobra, se dá. Ele precisa de paz, de calma.
       Calma! Como posso ter calma se existem três grandes pedras parecidas. Essa parte vai ser dura de montar. Penso nelas depois. Não! Seria uma atitude covarde. Se tiver que mexer em pedras, o momento é agora.
       Ele está cansado. Só encontra barreiras em seu caminho. Mas vai conseguir, ora se vai. Seus passos são seguros e firmes e ele saberá remover todos os obstáculos.
       Só falta montar o lago. Oh! Foto complicada. Tem vegetação por todos os lugares. Parece até um quadro ecológico. Viva o verde! Nada de poluição.
       Durmo. Acordo. Almoço. Mas a vontade de conseguir completar o meu trabalho e maior Agora faltam apenas 30 peças. Vou colocando uma por uma e como num milagre elas vão tomando forma.
      É o telefone, de novo. “Alo, sim, você já vem? Claro que posso sair”. Me arrumo correndo. Respiro fundo.Tenho a sensação de vitória. Termino o jogo. As peças estão encaixadas. Finalmente, consegui.
       Tive calma, paciência e aceitei o desafio de horas intranquilas esperando encaixar peça por peça. Foi difícil. Tive que ceder diante de um formato semelhante, mas que não combinava.
       Ele chegou. Conto que montei o quebra-cabeça. Ele sorri. Afinal, agora já podemos colocar a moldura.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Compartilhar/ Curtir

Nossa! Daqui a pouco é Natal

Re(A)cordar