Um viva ao café

     Desde de sempre, o café era o momento do encontro. Quando bem pequena, lembro do ritual de tomar café na casa da tia Amélia. O cheirinho invadia as longas conversas das mulheres e eu adorava ouvir as risadas e participar, fazendo arte ou travessura, para marcar o momento. E, às vezes, vinha até acompanhado de torradinhas com manteiga.

    Fui crescendo e ele  continuou importante. Para minha mãe, não existia garrafa térmica, sempre que alguém chegava, um novo cafezinho era preparado. E, ela não se importava de quantas vezes era necessário ir para a cozinha. Um ritual quase sagrado, para alegrar, confortar e unir. 

      Os anos foram passando, e aí nasce o pequeno João Henrique. As tardes de domingo eram regadas por café  pipoca e o futebol. Assim que ele chegava, logo dizia: "vai sair um cafezinho?". Hoje, já rapaz, ele  repete a frase com o mesmo capricho.  Dona Alice não está mais aqui para preparar, mas apesar da enorme saudade, tento seguir a tradição.

    Quantos projetos tracei, quantos sonhos e desilusões foram acompanhadas por uma xícara acolhedora. Quantas amizades foram renovadas, quanto etapas da vida e quantas lágrimas tiveram o café como companhia.

       Uma desculpa para um tempo a mais. Um modo de aproximar.  Muitas vezes, um acontecimento  para acompanhar grandes confissões, sonhos e desilusões.

      De vez em quando, ele se torna um vilão dos noticiários. Em outras horas, é a cura para algum mal.

    Ele está ali. Soberano. Tem o gosto da emoção, da saudade, da gargalhada, da ressaca, da indolência, do perdão.

    Hoje, ele é protagonista. Um companheiro fiel. Um sabor que acalenta a saudade e a dor que teimam em me pegar nessa madrugada de sexta-feira. Mas vou resistir.



     Ergo um brinde ao amigo fiel. 




Comentários

  1. Também na minha família o café sempre significava mais do que tomar o cafezinho propriamente dito.E quando pergunto pro meu marido ou ele pra mim : "Vamos tomar um café "? a gente já sabe que é sinônimo de partilha, de relaxamento, de cumplicidade, de gostosa alegria. Beijos e já fica aqui um convite para um cafezinho, aqui em casa ou num lugar acolhedor.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto o café sempre me tras recordações de grandes momentos. Vamos aproveitar e marcar um café.

    ResponderExcluir
  3. O café da Alice, quanta saudades, um brinde a esse sabor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Compartilhar/ Curtir

Nossa! Daqui a pouco é Natal

Re(A)cordar